Dica de Filme: “Luta Por Justiça “ (“Just Mercy”/2019)


Michael B. Jordan é Bryan Stevenson (“Pantera Negra”, “Creed: Nascido Para Lutar”, “Creed II”) um advogado recém-formado em Harvard que abre mão de uma carreira lucrativa em escritórios renomados da costa leste americana para se mudar para o Alabama e se dedicar a prisioneiros condenados à morte que jamais receberam assistência legal justa.

Chegando lá ele terá o apoio da advogada local Eva Ansley (Brie Larson, de “Capitã Marvel” e "O Quarto de Jack"). Um de seus primeiros – e mais polêmicos – casos é o de Walter McMillian (Jamie Foxx, de “Django Livre” que, em 1987, foi condenado à morte pelo assassinato chocante de uma jovem de 18 anos, apesar das evidências que apontavam sua inocência e o fato de que o único depoimento contra ele veio de um criminoso com motivos para mentir.
Nos anos que se seguem, Bryan se envolve em um labirinto de manobras legais e políticas, além de racismo, à medida que luta por Walter e outros na mesma condição que ele, contra todas as adversidades – e o sistema.

O premiado cineasta Destin Daniel Cretton (“O Castelo de Vidro”, “Short Term 12”) dirige o filme a partir de um roteiro que ele coescreveu, baseado no premiado livro de Bryan Stevenson.

O elenco principal também inclui Rob Morgan (“Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississippi”) como Herbert Richardson, outro prisioneiro que aguarda seu destino no corredor da morte; Tim Blake Nelson (“Wormwood”) como Ralph Myers, cujo depoimento determinante contra Walter McMillian é colocado em dúvida; Rafe Spall como Tommy Chapman, o promotor de justiça que está lutando para manter a condenação e a sentença de Walter; O’Shea Jackson Jr. (“Straight Outta Compton - A História do N.W.A.”) como Anthony Ray Hinton, outro condenado à morte injustamente, cujo caso é assumido por Bryan; e Karan Kendrick (“O Ódio que Você Semeia”) como a esposa de Walter, Minnie McMillian, que apoia seu marido.





Comentários